A Federação do Estado do Rio de Janeiro (Ferj), entidade máxima do futebol carioca, divulgou um importante comunicado nesta terça-feira (11) com relação às finais do Campeonato Estadual de 2021. O documento abre margem para a presença de público nos jogos a serem disputados entre Flamengo e Fluminense nos próximos dois sábados, ambos no Estádio do Maracanã, valendo o título desta temporada.
O documento salienta que não há proibição legal no que tange à possibilidade do retorno de público ao estádio, considerando, por óbvio, a necessidade do acesso ser restrito em quantidade, tendo em vista que a pandemia inda se faz presente, acometendo milhares de brasileiros todos os dias. A decisão, porém, ficará sob responsabilidade de Flamengo e Fluminense: caso queiram, e desde que entrem em comum acordo, existe a possibilidade de um restrito número de pessoas ter acesso ao Maracanã para que possam acompanhar a grande decisão.
Cabe ressaltar que o documento não permite, desde já, a torcida no estádio. A Ferj fará uma reunião nesta quarta-feira (12) com especialistas da área da saúde com o objetivo de elucidar o quão seguro é, neste momento da pandemia, permitir o retorno parcial do público ao Maracanã.
É necessário, ainda, laudo de autorização do Corpo de Bombeiros. Em ocasiões passadas, o Tricolor se manifestou de forma contrária à viabilidade de pessoas nas arquibancadas, compreendendo que o momento pandêmico ainda é calamitoso o suficiente para este impedimento.