O Flamengo sofreu com um desfalque de última hora para a partida contra a equipe da Portuguesa-RJ na noite deste sábado, dia 17 de abril. Trata-se do zagueiro Léo Pereira, diagnosticado com uma gastroenterite. Como o time entrará de maneira alternativa, para que os titulares se poupem diante da estreia na Libertadores, o defensor tinha boas condições para entrar em campo.
Com a baixa de Léo Pereira, o técnico Rogério Ceni convocou o jovem Gabriel Noga para compor o seu sistema defensivo. A partida acontece a partir das 21h05 pelo horário de Brasília no Estádio Luso Brasileiro. No momento, o Flamengo é o segundo colocado com 19 pontos conquistados, enquanto a Portuguesa-RJ aparece logo na sequência, com 17 pontos, ocupando a terceira colocação.
O problema de saúde de Léo Pereira poderá, inclusive, afastá-lo da estreia da Taça Libertadores da América de 2021. A delegação do Flamengo embarca para a Argentina no domingo para enfrentar o Vélez Sarsfield na terça-feira pela primeira rodada da fase de grupos. Outra ausência é Rodrigo Caio, que cumprirá suspensão automática em decorrência do cartão vermelho que recebeu na edição de 2020 do torneio, quando foi expulso diante do Racing, também da Argentina.
Léo Pereira chegou ao Flamengo com o intuito de substituir Pablo Marí, mas nunca conseguiu desenvolver um bom futebol, frustrando a torcida e os dirigentes. No momento, conta com a concorrência de Bruno Viana, que chega emprestado pelo Braga.