O time do Flamengo se reapresentou na parte da tarde da última quinta-feira, dia 1º de abril, após a vitória para cima do Bangu na quarta-feira passada. O grande destaque dos trabalhos realizados no Centro de Treinamento Ninho do Urubu foi a presença do zagueiro Rodrigo Caio, que continua afastado dos gramados por conta de uma lesão, embora o atual estágio de recuperação possa indicar um retorno iminente aos gramados.
Com o avanço na etapa de recuperação, Rodrigo Caio é cotado para estar em campo na próxima rodada, quando o Flamengo encara a equipe do Madureira pela oitava rodada da fase de grupos de Taça Guanabara de 2021. Além disso, o xerife do sistema defensivo do Rubro-Negro deve estar na delegação que encara o Palmeiras no dia 11 de abril, dentro do Estádio Mané Garrincha, pela disputa da Supercopa Kia do Brasil de 2021.
Com o retorno de Rodrigo Caio, o sistema de meio-campo do Flamengo passa por mudanças. Isso porque o volante Willian Arão, que vem jogando em substituição do zagueiro, deve retornar para a sua posição de origem. Por conta disso, Diego Ribas, João Gomes e Hugo Moura devem disputar uma vaga no time, tendo em vista que Gerson e o camisa 5 são considerados titulares absolutos do time de Rogério Ceni. A saudável disputa é considerada benéfica, contribuindo para que o elenco possa evoluir cada vez mais, dada a motivação pela titularidade.