O vice-presidente Luiz Eduardo Baptista, o BAP, disse em entrevista ao jornalista Venê Casagrande que a diretoria do Flamengo já recebeu o comunicado do Internacional no sentido de que não exercerá o direito de compra do lateral Rodinei. O jogador atua por empréstimo em Porto Alegre (RS) e o seu vínculo chegará ao fim no próximo mês de maio.
No início de 2020, quando Flamengo e Internacional acertaram a transferência de Rodinei por empréstimo, ficou acordado que os colorados deveriam desembolsar a quantia de 4 milhões de euros ao término do vínculo a fim de que pudesse exercer o direito de compra. Entretanto, a equipe gaúcha se absteve de exercer a referida cláusula contratual, fazendo com que o jogador volte à Gávea, onde se reapresenta.
O contrato de Rodinei com o Flamengo tem validade até dezembro de 2022. No momento, não há espaço para o jogador no time de Rogério Ceni. A expectativa é que a diretoria tente emprestá-lo para outro clube, ou mesmo colocá-lo à venda no mercadão da bola, caso surja alguma equipe interessada.
No final da temporada de 2020 do Campeonato Brasileiro, o jogador ganhou a imprensa do país pelo fato de um bilionário torcedor do Colorado ter arcado com a multa de R$ 1 milhão para que pudesse entrar em campo contra o Flamengo. No fim das contas, Rodinei acabou sendo expulso no meio da partida, e o Rubro-Negro se sagrou campeão naquela temporada.