O Flamengo se movimenta nos bastidores para manter a sua base de jovens prodígios do futebol e encaminhou a renovação contratual com Otávio, zagueiro canhoto que vem sendo destaque nas categorias de base. De acordo com o que publicou o Jornal O Dia, a multa rescisória foi fixada na casa dos 70 milhões de euros, os quais representam cerca de 468 milhões na atual cotação de mercado para transações com equipes do exterior, buscando blindá-lo dos olhares de cobiça de equipes interessadas.
Em 2020, quando um surto interno de Covid-19 atingiu os jogadores profissionais do Flamengo, Otávio entrou em campo na partida contra o Palmeiras, realizada no Allianz Parque, a qual terminou empatada em 1 a 1. Naquela oportunidade, o seu bom desempenho chamou atenção dos torcedores e despertou interesse em muitos olheiros.
Apesar das multas astronômicas para transações ao exterior, os valores são bem menores em caso de tratativas com equipes brasileiras. A referida fonte cita valores na casa dos 40 milhões de reais, o que ainda é considerado como alto valor, tendo em vista que se trata de um jovem das categorias de base na iminência de se profissionalizar.
Com a renovação contratual, Otávio mantém o seu vínculo junto ao Flamengo até 2023. Além da extensão do prazo, o zagueiro recebeu uma valorização salarial e continua à disposição das equipes de base para os principais torneios que virão no decorrer da temporada de 2021.