O Flamengo é uma das equipes brasileiras mais atingidas pelos impactos negativos decorrentes da pandemia do coronavírus. Por conta disso, a postura no mercado da bola, em 2021, vem sendo tímida, restringindo-se a anunciar contratações decorrentes de empréstimo, como foi o caso do zagueiro Bruno Viana, que veio do Braga, de Portugal, nesta modalidade de transação.
Embora priorize por manter o atual elenco, recheado de estrelas, a diretoria já deixou claro que nenhum jogador é considerado inegociável e, havendo boas propostas, o negócio será admitido. Neste cenário, uma das situações mais preocupantes é a de Everton Ribeiro, que chegou a ser alvo do futebol dos Emirados Árabes há poucos meses, e só não migrou para o Oriente Médio pois, de última hora, o Flamengo desistiu do negócio por achar os valores baixos para o medalhão.
Aos 33 anos de idade, Everton Ribeiro continua jogando em alto nível, vivendo um dos melhores momentos de toda a sua carreira. De contrato renovado no final de 2019, a sua multa rescisória para times do exterior está fixada na casa dos 50 milhões de euros, os quais correspondem, na atual cotação de mercado, cifras próximas a R$ 340 milhões.
Embora seja um mecanismo para evitar o aliciamento estrangeiro, o Flamengo pode abrir mão de parcela desses valores. É o que aconteceu durante as negociações com o Oriente Médio, quando, momentaneamente, aceitou valores bem menores. A expectativa do torcedor, por sua vez, é que o camisa 7 permaneça na Gávea no decorrer da temporada de 2021, contribuindo com muitos títulos.