De acordo com informações publicadas pelo jornalista e setorista do Flamengo Venê Casagrande, em sua coluna no Jornal O Dia, a diretoria do Rubro-Negro estaria com as pretensões quanto ao futuro de Richard Rios bem delineadas. Pelo fato de o meio-campo do time principal já contar com uma forte concorrência, a compreensão é de que não há espaço para o atleta, o que culminará em empréstimo para outra equipe a fim de que possa aumentar os seus minutos em campo.
A mesma estratégia que está sendo traçada para o colombiano foi tomada com Hugo Moura na última temporada, quando esteve emprestado para o Coritiba, onde ganhou muita experiência e minutos dentro de campo. Com o retorno ao Mais Querido em 2021, ganhou espaço no time principal e vem sendo visto com bons olhos por Rogério Ceni.
Um caminho semelhante tomou o jovem Yuri César, emprestado pelo Flamengo para o Fortaleza, onde se destacou e aumentou consideravelmente o seu valor de mercado. Ao contrário de Hugo Moura, sequer chegou a atuar pelo Mais Querido em seu retorno, uma vez que foi vendido em uma transação badalada na casa dos 6 milhões de dólares, cerca de 33 milhões de reais, para o Al-Shabab.
Antes de emprestar Richard Rios, o Flamengo pretende renovar o vínculo com o atleta, tendo em vista que o seu contrato se encerra no final da temporada de 2021. A expectativa é que possa haver valorização salarial.