Flamengo e Vasco da Gama se enfrentam na noite desta quinta-feira (14) pela Taça Guanabara de 2021. Em situações muito distintas na tabela de classificação, o Mais Querido é o atual segundo lugar com um jogo a menos e está matematicamente classificado para a próxima fase. O Cruzmaltino, por sua vez, em caso de derrota, estará desclassificado, ainda que vença as próximas duas rodadas, pois poderá, no mínimo, empatar o número de pontos do Fluminense, atual quarto colocado, e mesmo assim ficará com uma vitória a menos, sendo este o critério de desempate.
Diante da possibilidade de eliminar um dos seus maiores arquirrivais, o Flamengo pretende entrar em campo com o time titular. Para tanto, a diretoria pediu à Ferj o adiamento da partida, que estava marcada para esta quarta-feira, tendo em vista que os jogadores atuaram no domingo (11) durante a conquista da Supercopa do Brasil de 2021. A situação despertou ira nos cartolas do Vasco da Gama, os quais repudiaram a decisão da entidade.
Como o Cruzmaltino está rebaixado para a Série B do Campeonato Brasileiro, este poderá ser o único clássico da temporada de 2021. Um eventual reencontro neste ano somente se daria em caso de cruzamento na Copa do Brasil, cujas possibilidades são bem baixas.
Após o Clássico dos Milhões, o Flamengo entrará em campo com time misto diante da Portuguesa-RJ, de olho no confronto contra o Vélez Sarsfield pela primeira rodada da fase de grupos da Libertadores, que acontece na Argentina, na próxima semana.