O Flamengo está fechando nestes dias o seu balanço financeiro referente à temporada de 2020. Os dados demonstram que o clube amargou um déficit acima da casa dos 100 milhões de reais, muito em decorrência da crise financeira provocada pela pandemia do coronavírus. Para 2021, o cenário continuará apertado, e a estratégia econômica da atual administração é para dar prosseguimento ao clima de austeridade fiscal.
Até o final do ano, o Flamengo ainda tem uma dívida de 126 milhões de reais destinada a pagar parcelas pela aquisição de pelo menos cinco jogadores. Esses compromissos dizem respeito à atletas como o Gabriel Barbosa, Pedro, Gerson, Michael e Léo Pereira.
No caso de Gabriel Barbosa, o Flamengo ainda precisa quitar 22 milhões de reais junto com a Inter de Milão em 2021. A dívida total é de 86 milhões de reais, com a última parcela vencendo em 2023.
Pedro, por sua vez, requisitará aos cofres do Flamengo a quantia de 31,2 milhões de reais em 2020. A transação total envolveu 93,8 milhões de reais, sendo uma das contratações mais badaladas da última janela da Europa.
Situação semelhante é a de Gerson, que custará para os cofres do Flamengo a quantia de 25 milhões de reais a serem quitados junto com a Roma, da Itália. As últimas parcelas referentes à sua contratação irão vencer em 2023. Michael, por sua vez, ainda tem uma dívida pendente de 27 milhões de reais junto ao Goiás. Léo Pereira, por fim, ainda demanda a quantia de 21 milhões de reais a serem pagos até o final de 2021.