A Ferj (Federação de Futebol do Rio de Janeiro) atendeu ao pedido do Flamengo e optou por remarcar o clássico entre o Rubro-Negro e o Vasco da Gama. Originalmente, o confronto estava marcado para acontecer nesta quarta-feira (14) no Estádio do Maracanã. Todavia, pelo confronto desgastante contra o Palmeiras pela decisão da Supercopa do Brasil, os dirigentes do clube requereram o adiamento para a quinta-feira a fim de que houvesse tempo necessário para a recuperação física.
A decisão foi tomada no início da noite desta segunda-feira, deixando a partida marcada para quinta-feira, no Estádio do Maracanã. O embasamento da entidade máxima do futebol carioca encontrou respaldo no artigo 23 do regulamento do torneio, o qual estabelece a possibilidade de alteração nas datas dos confrontos em casos excepcionais como este.
O Vasco da Gama, por sua vez, ficou indignado com a decisão. O clube chegou a soltar uma nota pública repudiando a decisão da Ferj, afirmando que o Flamengo foi beneficiado por uma decisão arbitrária que possivelmente não seria acatada a depender de outro clube na posição de requerente.
O Flamengo é líder com 19 pontos e já está classificado para a próxima fase da Taça Guanabara. O Vasco da Gama, rebaixado para a segunda divisão do Campeonato Brasileiro, amarga a oitava colocação com apenas 10 pontos conquistados. Caso seja derrotado na partida de quinta-feira, o time de São Januário dará adeus à disputa.