O Flamengo foi processado disciplinarmente pela Conmebol por conta de publicações realizadas por meio de suas redes sociais à época da partida contra o Vélez Sarsfield, da Argentina, na rodada inaugural da fase de grupos da Taça Libertadores da América de 2021. De acordo com a entidade máxima do futebol da América do Sul, o Mais Querido teria descumprido o Manual de Clubes participantes do torneio.
Os advogados do Flamengo terão até o dia 5 de maio para que possam apresentar as suas defesas antes da decisão final a ser tomada por intermédio da Comissão Disciplinar. A alegação da Conmebol é no sentido de que o clube teria feito campanhas publicitárias com os seus patrocinadores particulares apropriando-se da logomarca da Libertadores em si, associação comercial que é vetada nesta temporada.
A multa é de pelo menos 50 mil dólares, ou 272 mil reais na atual cotação de mercado, para os clubes que fizerem postagens em suas redes sociais associando os seus próprios patrocinadores à imagem do torneio continental, sem que essas mesmas sociedades empresariais tenham adquirido direitos para tal.
Segundo a Conmebol, os posts publicitários em questão foram feitos em parceria com a Sportsbet e BRB, dois dos seus atuais patrocinadores. Os prints chegaram a ser anexados à denúncia, conforme apuramento feito pelo portal Lance! com as imagens acima. Ao passo que as fases do torneio vão avançando, maiores serão as multas, podendo atingir patamares de até 150 mil dólares.