Informações inicialmente publicadas pela jornalista Nathália Freitas indicam que as diretorias de Flamengo e Atlético Goianiense conversaram a respeito da possibilidade de empréstimo de Michael, ex-Goiás e que atualmente defende o Rubro-Negro. A ideia do time do Centro-Oeste é fortalecer o seu elenco para as principais disputas que terá em 2021, como é o caso da Sul-Americana.
Em entrevista concedida para o Jornal O Dia, o presidente do Atlético-GO, Adson Batista, confirmou o interesse de contar com Michael em seu elenco para a temporada de 2021. A ideia é contar com a boa relação nutrida com a diretoria do Flamengo, em especial após a transação que incluiria a ida do goleiro César para Goiânia, caso não fosse a sua lesão.
Como o planejamento do Flamengo é forte em suas categorias de base, o Atlético-GO pleiteia, a partir do empréstimo, ceder duas jovens promessas dos seus juniores, que seriam o meia Gil e o volante Da Silva. Em transações com outras equipes, o Mais Querido já admitiu formatos desta natureza, enxergando com bons olhos a chegada de reforços para os seus times de base.
Michael foi eleito a revelação do Campeonato Brasileiro de 2019 vestindo a camisa do Goiás, e foi negociado ao Flamengo por meio de uma transação milionária. Na Gávea, porém, não conseguiu repetir o mesmo sucesso de outrora, e acabou virando alvo de críticas e cobranças por parte de alguns setores da torcida.