Informações que circulam pela imprensa esportiva indicam que o volante Ronaldo, do Flamengo, foi oferecido para a equipe do Cruzeiro. A tendência é que as negociações se desenrolem no decorrer dos próximos dias e, enquanto a eventual ida para Minas Gerais não é definida, continua a treinar com os demais companheiros de time nas dependências do Centro de Treinamento Ninho do Urubu.
Ronaldo foi um dos destaques do time do Flamengo na Taça São Paulo de Futebol Júnior de 2016, emergindo ao lado de Lucas Paquetá, que posteriormente protagonizou uma transação badalada para o Velho Continente. Apesar das expectativas ao redor de sua futebol, Ronaldo não conseguiu repetir o sucesso do companheiro de time e sofreu com poucas oportunidades no time principal do Flamengo.
O talento na base na posição de primeiro volante chegou a lhe render o apelido de Roni Kroos. Seus principais atributos sempre foram a saída de bola e técnica, mas a única boa sequência no time do Flamengo foi sob o comando de Zé Ricardo. Entre 2016 a 2019, entrou em campo pelo profissional 25 vezes, período em que foi emprestado para o Atlético-GO e Bahia.
Com a chegada de Jorge Jesus, Ronaldo perdeu espaço ainda maior no time e voltou a ser emprestado para o Bahia. Pelo Esquadrão de Aço, jogou 52 partidas e marcou um gol. Retornando à Gávea em 2021, não faz parte dos planos de Rogério Ceni, o que deve facilitar a sua liberação.