O Flamengo entrou de vez para o setor da sustentabilidade e está lançando uma nova linha de materiais que ajudam o meio ambiente. Em parceria com as Mulheres do Sul Global, lançou novos produtos que em breve estarão disponíveis para a compra por meio das lojas físicas do clube, bem como pela internet.
Os itens esportivos são produzidos a partir da sobra de materiais têxteis gerados nas sedes do clube, Gávea, Centro de Treinamento Ninho do Urubu e Maracanã, incluindo lonas de publicidade, banners, bandeiras dentre outros produtos que seriam encaminhados para o lixo convencional caso não existisse o projeto de reciclagem.
Feitas à mão, no Brasil para o mundo, por mulheres refugiadas, migrantes e brasileiras que se profissionalizam como costureiras no negócio social Mulheres do Sul Global. Toda a escala de produção está em conformidade com o que regulamente a Organização das Nações Unidas (ONU) e tem o objetivo de gerar renda a partir da reciclagem, conceito conhecido como Economia Circular, a qual contribui para a redução na produção de resíduos sólidos e, consequentemente, contribuindo para o meio ambiente.
Por serem peças feitas à mão, de maneira artesanal, os modelos podem ser diferentes, cada um com a sua exclusividade. Em seus canais oficiais, o Flamengo comemorou a parceria com o projeto social e possui a intenção de virar referência na área, contribuindo para a conservação da natureza e para a sustentabilidade do planeta.