O portal UOL Esporte teve acesso a e-mails reveladores, que inclusive mostram que o Flamengo estava sabendo de todos os problemas nas instalações elétricas do Ninho do Urubu.
O incêndio no local em fevereiro de 2019 acabou resultando na morte de 10 garotos que jogavam nas categorias de base.
A perícia informou que houve um curto-circuito no ar-condicionado e que isso deu início às chamas que logo se espalharam. Muitos dos meninos que estavam no local não conseguiram sair de lá a tempo.
De acordo com o UOL Esporte, dirigentes do Flamengo teriam trocado mensagens e estes e-mails comprovam que eles estavam cientes das ‘não conformidades’ relacionadas à instalações elétricas. Os problemas eram graves, mas não eram os únicos do lugar, sendo que a direção sabia de tudo e não teria feito nada para impedir a tragédia.
Em 2018, um técnico de segurança do trabalho foi chamado até o local justamente para fazer uma inspeção e isto já mostra que o problema era do conhecimento de todos. No final, um relatório alertou para o grave problema e que as providências deveriam ser tomadas logo.
Algumas fotos inclusive mostravam as ‘gambiarras’ no quadro elétrico que ficava localizado bem atrás do alojamento da base. O gerente Luiz Humberto ainda procurou o diretor executivo do Ninho do Urubu para chamar a atenção para o fato de que os problemas deveriam ser sanados o quanto antes.
O Flamengo foi procurado, mas alegou apenas que não se pronunciará a respeito destes e-mails trocados.