A TV Globo está perto de perder, por 3 anos, a transmissão do maior torneio sul-americano de futebol, a Libertadores. A emissora rescindiu o contrato de exclusividade em agosto deste ano, abrindo espaço para que outras emissoras do país entrassem na disputa.
A decisão da emissora se deu por um replanejamento do quadro esportivo. Enfrentando crise, assim como outros setores, a emissora tem se movimentado para se readequar durante o período. Insatisfeita com os valores do acordo, a emissora rescindiu em meio a pandemia com a paralisação do futebol.
A Conmebol, que administra a competição, decidiu abrir negociações no país para encontrar um novo parceiro. Para a TV aberta, a informação é de que o canal SBT está mais perto de fechar o contrato. O SBT voltou a transmitir futebol no fim do campeonato Carioca.
De acordo com informações do colunista Rodrigo Mattos, a Conmebol agora tenta encontrar um parceiro nacional para a transmissão do Torneio no canal fechado. Com a rescisão do Grupo Globo, a SporTV também perde o direito de transmissão.
Ainda de acordo com o colunista, a Conmebol não estaria disposta a renegociar com a rede Globo porque está interessada em explorar novas possibilidades no território nacional. Além disso, a Globo quer redução dos valores e a Conmebol alega não poder ceder.
Além da Globo, a Instituição tem acordo com o grupo Disney e também com o Facebook pelos direitos de imagem do torneio, renegociar com um pode afetar o contrato com o outro.