Líder da fase de classificação, o Flamengo já começou sua preparação para os playoffs. Após alguns dias de folga, os jogadores retornaram aos trabalhos e, durante essa semana, fizeram atividades em dois períodos no ginásio Hélio Maurício, na Gávea. Ainda sem adversário definido nas quartas de final, o time tem se dividido entre Auto-Liberação, Propriocepção e três tipos de treino: força, físico e tático.
O clima leve dita o tom do momento, afinal, a campanha excelentefoi premiada somente na última rodada. Não é novidade pra ninguém que o grupo é experiente e sabe viver fases decisivas. Desde que José Neto assumiu, em 2012, essa característica faz parte em qualquer competição. Quando o assunto é NBB, então, mais ainda. Os atalhos são bem explorados.
Na noite de ontem, o GRN acompanhou o treinamento noturno e, depois, conversou exclusivamente com o comandante. Em entrevista que durou dez minutos, Neto avaliou o desempenho na temporada regular, comentou sua façanha (treinador mais vitorioso da história do campeonato), garantiu sua presença em uma clínica importante neste fim de semana na Argentina, e muito mais. Confira o bate papo completo a seguir.
Liderança isolada
Nós sempre buscamos liderar, mas sabemos que o campeonato fica difícil a cada ano que passa. Nunca mudamos o propósito, até porque, o clube investe para isso. Nosso objetivo é estar no topo independente da competição. O sentimento é positivo, conseguimos alcançar uma expectativa, porém, existe uma coisa mais importante, que é ser campeão. Aí sim, estaremos satisfeitos. Terminar na primeira colocação faz jus ao que traçamos como equipe.
Postura vencedora mesmo após a queda na Liga Sul-Americana
Acreditamos muito no trabalho. Tanto nós, que colocamos, como os jogadores, que executam também. Confiamos nisso. Antes, tentamos fazer com que tivéssemos um resultado rápido na Liga Sul-Americana, mas não tivemos êxito. Sabíamos que não acabava ali, precisávamos continuar. Na época, falei isso com você, e nada mudou. Nosso objetivo seguiu o mesmo e permanecemos trabalhando. Na medida que tudo foi se consolidando, ficamos mais fortes. Foi exatamente o que aconteceu nessa primeira fase de NBB. É uma felicidade enorme o grupo entender essa situação, fica tranquilo da gente prosseguir. As críticas acontecem. Quem está aqui no Flamengo, e não aceita, é porque não tem que estar. E o elenco nunca se incomodou, soube lidar. Nada que veio de fora atrapalhou. A nossa expectativa é, e sempre será, de vitórias.
Feitos alcançados recentemente
Essa é uma das coisas que faz com que a gente se motive a continuar em frente. Espero conseguir outras vitórias pelo Flamengo, seja no NBB, ou em outros torneios. Trabalhamos para vencer e ficamos felizes quando atingimos as metas. Essa marca representa toda comissão técnica, e os jogadores, que executam o que é pedido. Ser o técnico mais vitorioso, e ter 200 triunfos na história do campeonato, é fruto de um trabalho que eu encabeço, mas um prêmio de todos. Vamos seguir com foco, pois temos muito o que conquistar ainda.
Considerações sobre a série entre Minas e Vitória (1×1)
São duas equipes que, na minha opinião, estão fortes. Por este fato, há um equilíbrio. O Minas começou no alto, teve alguns percalços no caminho, mas terminou em crescimento. Se consolidou, e agregou os dois estrangeiros, Rhoomes e Rush. Eles estavam antes, se ausentaram e voltaram em um momento importante. O Vitória tem um dos melhores elencos do NBB, além de ser muito bem dirigido pelo Régis. Independente de quem vier, vamos ter que dar o nosso máximo para avançar.
Visita de Zico
Estamos vivendo um momento em que buscamos exemplos bons, e isso tem sido muito difícil no dia a dia. Então, quando temos a presença de alguém como o Zico, que dispensa comentários em relação ao Flamengo, e tem uma importância enorme para o esporte brasileiro, é uma motivação extra. Partiu dele a vontade de vir aqui, acompanhar o treinamento e estar perto da gente. Ele trouxe uma energia ótima, era uma referência que estávamos precisando. Fico feliz por ter tido esse privilégio. Tivemos um treino ótimo e saímos entusiasmados. A instituição pode nos proporcionar isso, e é um ponto extremamente positivo. Somamos forças e seremos ainda mais fortes.
Participação na clínica da ENEBA (Escola Nacional de Treinadores do Basquetebol Argentino)
Eu só aceitei porque não iria atrapalhar, de forma alguma, o nosso planejamento. O foco é a nossa participação nos playoffs e, inclusive, darei um treino antes da viagem. O outro motivo que me fez aceitar foi o reconhecimento pelo trabalho que estamos fazendo no Flamengo. Nos tornamos referência, e essa era uma das intenções quando assumimos. Quando temos um convite desse, para um técnico brasileiro, com objetivo de credenciar os treinadores argentinos para trabalhar (não sei já aconteceu outra vez antes), é a prova que estamos no caminho certo. Vou participar no fim de semana, e segunda estou de volta para seguir a preparação.
Globo Esporte