O clássico entre Botafogo e Flamengo nessa noite, na Arena Carioca 1, foi marcado pelo equilíbrio do inicio ao fim. O time rubro-negro com o desgaste da maratona de jogos em São Paulo contou com as boas atuações de Marquinhos e Ronald Ramon para vencer o clássico por 90 a 84.
O jogo
O Botafogo começou a partida marcando os 4 pontos inicias com Átila e Gabriel. Mas o Flamengo logo reagiu em quadra com os pontos de Marquinhos e Anderson Varejão, virando o marcador. O equilíbrio foi a tônica até o final do primeiro quarto e os pontos de JP Batista acabaram por dar a vantagem mínima a equipe rubro-negra no final do primeiro período – 20 a 18.
No segundo período, o Botafogo contou com a eficiência nos arremessos de Douglas Correa e do norte-americano Tatum para assumir a liderança e abrir diferença no marcador (37 a 29). Mas o time rubro-negro melhorou seu aproveitamento ofensivo nos minutos finais do período com as jogadas de Marcelinho e JP Batista e foi para o vestiário com a desvantagem de 3 pontos – 46 a 43.
O Botafogo voltou para o terceiro período e conseguiu abrir novamente vantagem no placar com os pontos do norte-americano Tatum, mas o Flamengo melhorou seu volume no sistema ofensivo e defensivo nos minutos finais e conseguiu assumir a liderança da partida. O time rubro-negro contou as atuações destacadas de Marquinhos e David Cubillan – 70 a 63.
Com cinco pontos de Marquinhos, o Flamengo ampliou sua liderança no começo do quarto decisivo. Mas o Botafogo soube tirar proveito de erros sucessivos no ataque rubro-negro para voltar para a partida com os pontos de Guga e do norte-americano Jamaal. O Flamengo contou com a personalidade e eficiência do dominicano Ronald Ramon nos 2 minutos finais e confirmou a vitória no clássico carioca.
Após a partida, o pivô JP Batista, em entrevista coletiva, fez um balanço do desempenho rubro-negro no clássico.
-Temos que dar méritos a essa equipe do Botafogo, a coisa mais ingênua que a gente pode fazer é entrar num jogo desse e achar que estamos muito acima. O José Neto frisou bastante antes do jogo que essa equipe do Botafogo ganhou 4 dos últimos 6 jogos. No jogo do primeiro turno, eles estavam sem o Jamaal que é um cara que dá muito volume. Esse jogo com ele e o Tatum, são jogadores muito soltos. Pecamos um pouco no começo na intensidade defensiva. Nós temos o mal hábito que quando a nossa defesa vai mal, o ataque vai mal. No terceiro quarto conseguimos abrir 10 pontos, mas eles reagiram, a defesa caiu. Ronald Ramon no final do jogo, a nossa defesa tinha dado uma engrenada um pouco e o Ronald Ramon conseguiu encontrar essa fraqueza na defesa deles. Importante que saímos com a vitória, mas temos muito ainda a melhorar, principalmente a parte mental de iniciar o jogo impondo em quadra o nosso plano estratégico de jogo e não pecarmos como pecamos hoje.
Em razão do Jogo das Estrelas, o Flamengo só voltará a atuar pelo NBB 10, no dia 25 de março, domingo, contra o Basquete Cearense, às 11 horas, na Arena Carioca 1.
Destaques do jogo:
Flamengo – Marquinhos (19 pontos), Ronald Ramon (17 pontos) e Anderson Varejão (13 pontos e 10 rebotes).
Botafogo – Tatum (19 pontos), Jamaal (15 pontos), Douglas e Guga (14 pontos cada um).
Globo Esporte