Na próxima terça-feira, dia 2 de janeiro, começa a disputa da Copa São Paulo de Futebol Júnior, com direito a transmissão da ESPN Brasil e do WatchESPN para o confronto entre Palmeiras e Luverdense, às 21h30 (de Brasília).
Conhecida por seu inchaço nos últimos anos, a 49ª edição será a maior de todas. Literalmente!
Serão nada menos que 128 times na disputa, divididos em 32 grupos com quatro em cada. Desta vez os dois melhores de cada chave avançam. O salto do número de participantes – que era de 120 no ano passado – acaba com a regra que classificava um time derrotado no mata-mata, algo que acontecia desde 2016.
Mas há outras curiosidades na edição 2018 da competição. Afinal, com 128 participantes, o torneio de base terá o mesmo número de times que disputam as quatro divisões do futebol nacional, mas é bastante diferente.
Dentre as equipes que vão disputar a Copa São Paulo, 36 delas jamais disputaram qualquer uma das divisões do Campeonato Brasileiro profissional.
Na maioria destes casos, tratam-se de clubes que entraram na disputa pelo simples fato de serem de uma das 31 cidades-sede da disputa, como são os casos de Taboão da Serra, Fernandópolis, Tupã, Osvaldo Cruz, entre outros.
Por outro lado, serão 56 times dos que disputaram uma das quatro divisões nacionais em 2017 que não estarão na Copinha, 43 da série D, nove da série C e quatro da série B (CRB, Brasil de Pelotas, Boa Esporte e Santa Cruz).
A diferença entre participantes também se explica pelos critérios de classificação. As outras federações estaduais costumam premiar seus campeões dos torneios de base com os convites, mas há casos como o do ABC, que não foi para a final do Campeonato Potiguar, mas acabou recebendo um convite.
Há também quem opte por não entrar na disputa. Este é o caso do Santa Cruz, que disputou a última Série B, mas decidiu abrir mão da vaga por problemas financeiros. A direção da equipe estimou gastos entre R$ 50 mil e R$ 60 mil para participar da competição em São Paulo, e decidiu usar este dinheiro para pagar dívidas e funcionários.
ESPN