Um dos carros-chefes da gestão do Flamengo, o plano de sócio-torcedor passará por mudanças em curto prazo. Alterações já foram amplamente discutidas internamente e estão em fase final de implementação antes de serem divulgadas oficialmente para os rubro-negros. Em junho do ano passado, o clube chegou a 100 mil participantes do programa.
O programa ”Nação Rubro-Negra” é uma fonte importante na receita, mas perdeu cerca de 20 mil sócios nos últimos meses. Para o clube, o principal motivo desta evasão foram os jogos de portões fechados nas duas primeiras rodadas da Libertadores. Por conta da punição imposta pela Conmebol, o Flamengo só terá torcedores em seu último jogo em casa pelo torneio, em 16 de maio, contra o Emelec.
Além disso, o Maracanã só foi utilizado pelo time em um jogo esse ano. Após a queda das torres de iluminação, o clube ainda aguarda laudo pericial para inciar obras na Ilha do Urubu, que só deve ficar à disposição para o Campeonato Brasileiro. A empolgação da torcida com o futebol, sem dúvidas, também tem relação direta com a saída de sócios do programa.
A informação de mudanças no modelo foram publicadas nesta semana pelo Jornal ”O Globo”. Talvez a alteração mais significativa seja que os sócios-torcedores mais antigos e aqueles que vão para mais jogos serão reconhecidos de forma efetiva. Esses rubro-negros terão prioridade nas compras de ingressos. Atualmente, as vantagens são dadas através dos planos, do mais caro ao mais barato e, muitas vezes, há pessoas que entram de sócios no programa perto de decisões importantes do futebol. Os preços não devem passar por mudanças.
– Nosso objetivo é que quem está há muito tempo ininterruptamente no Programa Nação Rubro-Negra ou vai a muitos jogos, seja reconhecido, uma vez que apoia o clube incondicionalmente. A implementação desses benefícios está em fase final de detalhamento para depois iniciarmos a etapa de desenvolvimento de TI e funcionamento em si – explicou o vice-preisdente de marketing, Daniel Orlean, ao GloboEsporte.com.
O clube também garante a previsão de melhoria no sistema compra de ingressos, com toda a venda feita em uma mesma plataforma ou em um aplicativo que será lançado ainda no primeiro semestre. Em jogos de menor demanda, os descontos devem ser maiores. Há um olhar todo especial para sócios de fora do Rio (como sorteios de viagens para jogos do Flamengo).
Globo Esporte